Luk ti! Amelí. Bena mi, Gee. Guará! Stum - Fortaleza

 


Com Galeria Absurda - www.casaabsurda.com.br

De 2018 a 2024, a Galeria Absurda recebeu 13 exposições, entre coletivas e individuais de artistas visuais do estado do Ceará, que foram convidados para expor, nesse período transformamos a sala de estar da Casa Absurda em uma galeria de arte. Durante a pandemia (2020 a 2023) saímos da sala para o site e as redes sociais num projeto que chamamos de Galeria Absurda Virtual.

Em 2024 a galeria reabriu e se prepara para sua terceira exposição. Apresentamos a individual de Dan Pelegrin, que mostra pela primeira vez em Fortaleza a exposição “Luk ti! Bena mi, Gee, Guará! Stum”, que surgiu após o artista criar uma série de personagens em 2009 e 2010, a partir de rabiscos rápidos, quase de olhos fechados.

Esses personagens podem ou não ser associados a mitos, a religiões, a literatura daqui e dali - mas, colocados lado a lado, pode-se ver a singularidade das invenções. A produção é mais visual do que literária, o que reforça o vínculo com a inspiração primordial utilizada. A estesia presente na natureza, nos pássaros e nas plantas, nas rochas do rio ao mar, é percebida nas obras. Por estar em sintonia com a ancestralidade da arte, Dan reforça que suas invenções também articulam o tempo e o acaso.

A exposição que abre nesta sexta dia 12/07/2024 às 19h e fica em cartaz até o dia 18/08/2024, tem visitação gratuita aos sábados e domingos das 18h às 21H ou com agendamento via e-mail casaabsurda@gmail.com.

“Luk ti! Bena mi, Gee, Guará! Stum”
Pesquisa, criação e expografia: Dan Pelegrin
Texto curatorial: Joice Gumiel Passos
Produção Executiva: Jota Juniors e Silvianne Lima
Realização: Casa Absurda

Abaixo texto curatorial e um pouco do que foi mostrado em Cuiabá e Curitiba (2010):


Fotos da mostra em Fortaleza:













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hidden in the Way - Aisthesis of Pareidolia

Interseções

Digital Art